arquitetura sustentavel

A arquitetura sustentável aumenta a sua importância

Falar sobre arquitetura sustentável é falar sobre um mundo mais verde. A construção civil é um dos segmentos que mais consomem recursos naturais e matérias-primas no planeta, sendo também um dos principais setores responsáveis pela emissão de gases poluentes à atmosfera. O arquiteto tem um papel importante neste processo, que vai muito além do uso de material ecologicamente correto. Grandes projetos arquitetónicos podem ser também uma excelente oportunidade para este profissional atuar de modo consciente frente aos impactos ambientais que decorrem das atividades desenvolvidas num empreendimento de grande porte.

O que é um empreendimento sustentável?

Para ser considerado um empreendimento sustentável, é preciso que a construção esteja de acordo com os princípios de sustentabilidade: ecologicamente correta e viável, culturalmente aceita e socialmente justa. Os benefícios de uma arquitetura sustentável são inúmeros e vão não só favorecer o meio ambiente, mas também a comunidade local. Alguns dos principais benefícios de um empreendimento sustentável são: preservação do meio ambiente, menos gastos, melhora na qualidade de vida, diferencial de negócio, desenvolvimento de uma maior consciência ambiental e uma maior satisfação das pessoas e produtividade dos funcionários.

A arquitetura sustentável está a crescer de forma acelerada e já foi adotada por países do mundo todo, sendo estratégia central de muitos arquitetos. Como exemplo, peguemos um hotel, que se for construído levando em conta a sustentabilidade poupará recursos naturais e terá mais facilidade para implementar muitas outras ações socio-ambientais posteriormente.

Sustentabilidade na vida prática

O movimento da arquitetura sustentável – ou arquitetura verde – surgiu em 1970 e procura otimizar sistemas de edificação de modo que os impactos ambientais sejam minimizados. O baixo consumo de energia no uso de materiais de construção, o uso de fontes renováveis de energia e o transporte de materiais também são algumas das questões discutidas em construções sustentáveis. Além disso, construções que seguem os procedimentos adequados têm como recompensa um selo de especificação que traz mais valorização e reputação ao edifício.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>