parque de la marina

As 5 melhores peças de paisagismo urbano

O paisagismo urbano não é apenas a elaboração de jardins e praças. Na verdade, ele pode constituir técnicas mais apuradas, voltadas para a elaboração de áreas paisagísticas. A cada ano, arquitetos do mundo todo chegam com ideias inovadoras e sustentáveis para investir no paisagismo urbano. Os exemplos que apresentaremos neste texto são apenas alguns dos mais de 20 projetos paisagísticos de destaque que estão sendo elaborados por arquitetos mundo afora.

5 projetos destacados

Dune – Paris

O projeto francês foi um dos ganhadores da Bienal de Design de Mobiliário Urbano em 2011 e traz um estilo que combina inovação e sustentabilidade. As estruturas de madeira em forma de dunas podem ser rearranjadas e servir como prateleiras, bancos e mesas.

Lentspace – Nova Iorque

Foi elaborado como um espaço dedicado a exposições, fotografias e eventos, com viveiros para plantas e um muro móvel que pode servir como painel de exposição ou banca.

Parc de la Marina – Barcelona

Este projeto foi elaborado em torno do rio Riera de Saint Climent com o intuito de resgatar a sua beleza e oferecer um sistema para coletar a água da chuva e usá-la para a irrigação. O rio foi transformado em uma espécie de parque urbano, com vegetação nativa e áreas arborizadas.

Nessie – Bologna

Trata-se de uma área de lazer e descanso projetada pelo escritório BScape. O lugar pode ser apreciado todos os dias e possui uma fonte de água e assentos. A intenção de Nessie é estimular a realização de atividades ao ar livre no cenário urbano.

Piazza di Vittorio – Nichelino

Projeto que faz parte da revitalização do centro desta cidade italiana. O projeto busca combinar os valores tradicionais do país com tudo o que há de mais moderno no segmento, destacando estruturas de metal e o composto arquitetónico ao redor – obras da Câmara Municipal e Igrejas.

Belo, moderno e sustentável

A arborização das áreas livres privadas e públicas exercem uma função ecológica nas cidades, no sentido de melhoria da qualidade de vida e da estética. Alguns dos benefícios são: a purificação do ar, a melhoria do microclima, a redução da velocidade dos ventos, o amortecimento de ruídos, a influência no balanço hídrico e o abrigo à fauna.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>