Cidadania

Este grupo tem como objetivo principal consciencializar para a importância do pensamento e prática de planeamento no quotidiano do homem, com vista à valorização da profissão.

O presente grupo de trabalho visa a concretização de dois objetivos. Para o efeito, a APPLA pretende desenvolver duas ações, que se concretizam com a implementação de quatro medidas, e que considera estruturantes na prossecução deste objetivo.

1.     Promover a consciencialização por parte da população para a importância do planeamento, reiterando a máxima de incrementar nela o sentido de pertença e a pro-atividade como condições elementares à prossecução de objetivos comuns.

Ação 1. Realização de ações de sensibilização em equipamentos coletivos e espaços públicos com o intuito de transmitir o âmbito e a abrangência multidisciplinar do planeamento.

Medida 1. Intervenções nas escolas (“Sharing” de experiências por parte de profissionais, projetos, casos práticos, estudos, novas tecnologias ligadas ao planeamento).

Medida 2. Intervenções em espaço público (aquando a apresentação/proposta de um projeto urbanístico com implicações no desenho urbano, voluntariamente montarmos uma “Banca Dúvidas?” em que esclarecemos o projeto e a necessidade de determinadas opções tomadas, bem como a sua importância para a promoção de qualidade de vida e alteração de comportamentos e padrões errantes, etc.).

 

2.     Envolver a comunidade na realidade profissional no sentido de demonstrar a necessidade de mudança de comportamentos.

Ação 2. Realização de ações de marketing de guerrilha, de forma a promover a pró-atividade e participação, através de mensagens subliminares.

Medida 3. Elaboração de cartazes com mensagens diretas sobre a importância da participação ou para a salvaguarda da nossa identidade (ex. “Aqui nasceu/ergue-se/existiu xxx. Sabia?” | “O que gostaria de ter aqui? Participe!” | “Quem cala, consente? Participe!” | “Aqui pode erguer-se o equipamento x. Não ignore! Participe!”).

Medida 4. Colocação de pequenos elementos de guerrilha pela cidade (ver imagens em anexo).

 

Constituíção:

  • Carla Alzira Semedo
  • Catarina Rocha
  • Ana Silva