arquitetos portugueses

Os 3 arquitetos portugueses mais influentes actualmente

Um site de arquitetura famoso mundialmente lançou em 2016 uma lista com os vencedores dos prémios atribuídos aos melhores edifícios do ano. Entre os nomes conhecidos do mundo da arquitetura – Renzo Piano e Pritzker – e arquitetos em ascensão, estão nomes de alguns portugueses influentes no actual cenário da arquitetura mundial. Ao todo, foram mais de 50 mil votantes e cerca de 3 mil projetos destacados em 14 diferentes categorias.

Arquitetos portugueses

Em 2015, Portugal já havia levado um prémio através das mãos de Álvaro Siza Vieira e do Atelier OTO, que ganharam os prémios na categoria de Melhor Edifício de Escritórios, Melhor Edifício de Arquitetura Cultural e Melhor Casa.

Com a colaboração de Paulo Lobo, da auditoria do atelier FCC, o Cella Bar venceu na categoria de Melhor Arquitetura de Hospitalidade. Trata-se de um bar nos Açores que ganha destaque pelo contraste com a região e a sua identidade singular, que tem influência direta das tradições das vinhas.

A arquiteta Elisabete de Oliveira Saldanha também se destacou na categoria de Melhor Remodelação, com um projeto de residência em Guimarães que surpreende pelas formas inovadoras e a liberdade conferida ao edifício. A casa transmite um equilíbrio único entre materiais e traz à construção uma identidade que, além de futurista e robusta, explora as possibilidades da criatividade e da experimentação.

Outros nomes

Outros arquitetos famosos como Eduardo Souto de Moura, Nuno Teotónio Pereira, Fernando Távora e Tómas Taveira também não podem ser deixados de fora da lista de arquitetos com grande influência dentro e fora do país. O facto de Portugal estar a ganhar cada vez mais fama no cenário da arquitetura mundial vem apenas reforçar a ideia de que o país dispõe de uma grande potência a nível internacional e que pode produzir o melhor que há nesse universo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>